Comércio Eletrônico | Impactos da Pandemia Nesta Modalidade

Comércio Eletrônico | Impactos da Pandemia Nesta Modalidade

ago 15, 2021

Comércio Eletrônico | Impactos da Pandemia Nesta Modalidade

Nos primeiros meses de 2020, o Brasil começou a enfrentar a pandemia do novo Coronavírus. Uma das primeiras medidas tomadas para tentar controlar a disseminação do vírus foi o fechamento de lojas e comércios não essenciais. Diante do novo cenário e da situação inesperada, milhões de pessoas passaram a ter o comércio eletrônico como única opção de compra. Deste modo, as vendas foram alavancadas de forma rápida, novos compradores foram conquistados e muitos empreendedores resolveram investir no e-commerce.

Os impactos da pandemia no comércio tradicional não foram positivos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ainda em 2020, para 46% do comércio, os impactos da pandemia foram negativos. Não é possível dizer que a pandemia fez com que o modelo de comércio eletrônico surgisse, pois, o e-commerce já estava presente na vida de muitos brasileiros há anos. Entretanto, a pandemia acelerou o crescimento desse setor da economia.

Diante desse cenário, vamos entender o que o comércio eletrônico vem representando para a economia do país, qual seu futuro e os impactos da pandemia no comércio.

Comércio eletrônico e os impactos da pandemia

Os números revelam que o comércio eletrônico é capaz de superar os impactos da pandemia no comércio. Isso porque mesmo diante de todos os impactos negativos que a pandemia trouxe para a economia mundial, essa modalidade de negócio conseguiu se manter firme e ainda atrair novos clientes.

É possível afirmar estas informações porque, de acordo com o PagSeguro, o faturamento do comércio eletrônico aumentou 71% entre fevereiro e novembro de 2020, se comparado ao mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com esses dados, esse setor faturou 27,3 bilhões de Reais no ano passado.

Com a necessidade de isolamento e distanciamento social, a procura por itens de higiene (máscaras e álcool gel), eletrônicos (computadores e celulares), suplementos alimentares (vitaminas, proteínas) entre outros, aumentou. Esta demanda mostrou que um dos impactos da pandemia no comércio resultou no crescimento do setor de e-commerce.

Os empreendedores locais e pequenos empresários também saíram ganhando com o aumento das compras pela internet. 15% das pessoas disseram ter comprado on-line de lojas locais ou de pequenos produtores, 16% dos consumidores compraram em lojas novas, 11% dos entrevistados estão fazendo a maior parte de suas compras através do comércio eletrônico e 7,5% dos clientes compraram online pela primeira vez após o início da pandemia.

As mulheres representam a maior parte dos consumidores no comércio eletrônico, destacando-se na procura por eletroportáteis, moda e livraria, já os homens costumam procurar por eletrônicos, informática e bebidas no e-commerce.

Impactos da pandemia no comércio eletrônico e o futuro da modalidade

Se engana quem acredita que os impactos da pandemia no comércio eletrônico são passageiros. A pandemia e o distanciamento social podem ter adiantado uma tendência, mas o comércio eletrônico vem ganhando cada dia mais espaço há alguns anos.

De acordo com a NZN Intelligence, ainda em 2019, um ano antes da pandemia se iniciar, 74% dos brasileiros já davam preferência por realizar as suas compras através da internet. E pelo menos 82% dos entrevistados já haviam realizado compras através de e-commerce.

Mesmo que esse setor tenha visto o seu crescimento decolar por situações adversas, as perspectivas apontam para que esse crescimento perdure. Agora, os consumidores já conhecem as facilidades e vantagens de comprar pela internet, aqueles que não conheciam agora estão inteirados e a tendência é de crescimento.

Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela NZN Intelligence, somente no primeiro trimestre de 2021 mais de 78,5 milhões de compras foram realizadas por meio do comércio eletrônico. A pesquisa ainda revela que o gasto médio dos comprados também aumentou em 9,4%, este valor está por volta de 447,00 Reais.

Outro fator que garante que o crescimento do setor deve permanecer, está relacionado ao fato de que 83% dos novos clientes declararam que pretendem voltar a fazer compras pela internet.

Os impactos da pandemia no comércio eletrônico também atingem positivamente outros setores da economia. A logística é de grande importância para o bom funcionamento deste setor, fazendo com que a busca por serviços especializados subisse.

A importância da logística para o e-commerce

Como dito anteriormente, o crescimento das compras on-line também impulsiona outros setores da economia e gera empregos diretos e indiretos.

A logística é um fator de extrema relevância para que as milhares de compras realizadas diariamente através da internet cheguem ao destino final com segurança e qualidade.

Empresas que atuam no ramo de vendas pela internet precisam do planejamento, organização, armazenamento e transporte que a logística oferece. A logística pode ser aplicada em todo tipo de negócio e com as vendas virtuais não é diferente. Controlar, movimentar e assegurar a qualidade dos produtos é importante para que o consumidor final se mantenha satisfeito com os serviços. Nada melhor que serviços de logística para auxiliar nesta etapa que é tão importante quanto a venda.

O armazenamento e o transporte são cruciais para agradar e fidelizar o cliente. Dificilmente, um consumidor que receber os seus produtos com avarias voltará a comprar na mesma loja. Pior ainda, pode avaliar negativamente o produto e a loja, deste modo, mesmo com todos os olhos voltados para o e-commerce, é preciso manter a qualidade dos serviços.

Empresas que desejam crescer ou se manter em crescimento no comércio eletrônico devem investir em serviços logísticos. É importante ainda que esses serviços de logística sejam personalizados para este tipo de comércio, visto suas particularidades. Deste modo, as logísticas internas e externas devem estar alinhadas para garantir o sucesso das vendas.

Para contratar serviços de logística personalizados, com uma empresa com mais de 40 anos de mercado e localizada na região metropolitana de Vitória (ES), conte com a CODEPE.

Nossa infraestrutura, experiência e planejamento farão seu negócio decolar. Para mais informações ou para solicitar um orçamento, visite o nosso site.

Outras Postagens

Estufagem e Desova de Containers | Conheça o Processo

Estufagem e Desova de Containers | Conheça o Processo

O que é a Estufagem e Desova de Containers? Os processos de estufagem e desova de containers são medidas preventivas essenciais nos setores de transporte de mercadorias. Esses serviços garantem a segurança dos materiais que ficam dentro do container.  A desova é o...

ler mais
Tire as principais dúvidas sobre condomínio logístico?

Tire as principais dúvidas sobre condomínio logístico?

Tire as principais dúvidas sobre condomínio logístico Nos últimos anos, o condomínio logístico tem ganhado espaço no mercado brasileiro como uma alternativa às empresas que desejam expandir o seu setor logístico, mas enfrentam dificuldades devido a processos internos...

ler mais
Conheça nossas soluções para Serviços de Armazém

Conheça nossas soluções para Serviços de Armazém

Conheça nossas soluções para Serviços de Armazém Com mais de 40 anos de experiência no mercado, a Codepe conta com soluções em locação de galpão logístico e serviços de armazém para facilitar os processos logísticos da sua empresa. A locação de galpão logístico e...

ler mais