SERVIÇOS CODEPE

Nossas Soluções

Serviço de Operação de Picking no Espírito Santo

O serviço de operação de picking é um processo logístico que consiste na separação dos pedidos em que pequenos volumes são coletados manualmente e levados até à estação de trabalho.

Sua principal finalidade é enviar o produto para o endereço certo, da maneira mais rápida possível. Para isso, o operador recebe o pedido contendo uma listagem de todos os itens solicitados e as respectivas quantidades.

Após a coleta do mix de produtos dentro do estoque, os produtos são enviados para a área de expedição, onde eles serão conferidos e preparados para o transporte.

De modo geral, o sistema picking se resume basicamente em quatro etapas: localização do produto, coleta, movimentação e documentação do processo.

Tipos de Operação de Picking

Operação de Picking discreto

Neste tipo de sistema picking, cada operador fica responsável por um pedido por vez e os produtos são coletados separadamente, o que ajuda a reduzir as chances de erros, pois existe apenas um documento para cada ordem de separação de pedido.

Operação de Picking por zona

Como o próprio nome diz, esse tipo de operação de picking divide os operadores por áreas denominadas zonas. Assim que um novo pedido chega, o responsável por cada zona deposita os itens de sua responsabilidade em um local/zona predeterminado até que o pedido fique completo.

Neste sistema de picking, o tempo de deslocamento dos operadores é reduzido, porém é necessário ter uma boa organização para não sobrecarregar determinadas zonas ou causar erros no pedido.

Operação de Picking por lote

Na operação de picking por lote, o operador deve aguardar até que seja acumulado um certo volume de pedidos para então começar a coleta dos produtos. Quando recolher tal mercadoria, precisa retirar a quantidade necessária para suprir todos os pedidos que contenham este item e em seguida realizar a distribuição.

Operação de Picking por onda

O sistema picking por onda é muito parecido com o discreto, onde o operador realiza a coleta de um pedido e um produto por vez. A diferença entre eles é que no Picking por onda, o recolhimento é feito em certos períodos do turno, garantindo maior eficiência operacional.

Operação de Picking Bucket Brigades

O Bucket Brigades é outra estratégia de operação de picking. Seu objetivo é tornar o processo autobalanceável, compensando diferenças de produtividade entre os operadores. Nesse procedimento os operadores trabalham em sincronia, de modo que haja uma sucessão de tarefas.

Vantagens do Serviço de Operação de Picking

Sabemos que a separação de pedidos demanda muito de uma empresa e grande parte dos custos com armazém estão diretamente relacionados a essa função.

E, por conta disso, a operação de picking no ES é uma excelente solução logística, pois além de economizar com recursos financeiros é possível garantir maior produtividade e redução do tempo total gasto nos processos e nas movimentações.

Sem o suporte de um bom método para separação, a empresa corre o risco de perder a competitividade e ter os resultados limitados em função de atrasos constantes, erros nas coletas e demais ineficiências.

Com o aumento do número de pedidos e com os consumidores mais exigentes em relação aos prazos e à qualidade, o serviço de operação de picking no ES se torna cada vez mais essencial para manter a empresa estruturada e organizada.

Segurança e conforto nos serviços prestados!

Veja todos os serviços que a CODEPE oferece!

Solicite um orçamento!

Entre em contato conosco através do formulário. Nós retornaremos o mais breve possível!

Ou, se preferir, entre em contato através de:

Telefone: (27) 3232-2300
E-mail: codepelog@codepelog.com.br







    Caso possua, anexe sua cotação ou pedido de compra abaixo e envie.

    Apenas arquivos Word, PDF e Excel serão aceitos.