servicos-de-armazem-em-cariacica-es

ROI Para Cadeia de Suprimentos | Entenda o Que é e Como Otimizar

mar 1, 2022

Você Sabe Como Funciona o ROI Para Cadeia de Suprimentos?

O ROI é uma métrica financeira que auxilia a empresa a verificar se seus investimentos estão dando resultado. O ROI para cadeia de suprimentos é um indicativo que permite com que os gestores avaliem suas atividades e vejam se os esforços estão valendo a pena.

Antes de saber como funciona o ROI para cadeia de suprimentos, vamos entender melhor sobre cada um desses conceitos em particular:

O que é o ROI?

ROI vem do inglês “Return over Investment”, ou, na tradução, “Retorno sobre Investimento”. Trata-se de uma métrica financeira que considera o cálculo do investimento e o resultado. Em outras palavras, o ROI avalia se aquele dinheiro investido em determinado setor está dando resultados tangíveis e que valem a pena para a empresa.

Ou seja, por meio do ROI, a empresa consegue saber se está ganhando ou perdendo dinheiro com aquelas estratégias, sendo um ótimo indicador para que ela busque planejar novas metas, se necessário.

O que é a Cadeia de Suprimentos?

A cadeia de suprimentos, ou Supply Chain Management (SCM), nada mais é que o conjunto de atividades que determinam o ciclo de vida de um bem, desde sua origem até chegar no consumidor final.

Tem a ver com a compra de matéria-prima, embalagens, insumos, as etapas de produção, armazenamento, controle de estoque, venda, transporte, até o momento que chega no cliente.

Para que as etapas da cadeia de suprimentos sejam todas cumpridas, é necessário que exista um adequado gerenciamento de armazém, feito com a ajuda de uma boa infraestrutura, tecnologia e bons profissionais envolvidos.

Outro detalhe que faz a cadeia de suprimentos ser otimizada é um bom planejamento, que envolve metas e análises teóricas dos resultados. E é aí que entra o ROI para cadeia de suprimentos.

A Codepe, empresa de Serviços de Armazém em Cariacica – ES, preparou um conteúdo para você entender melhor como funciona o ROI para cadeia de suprimentos e como utilizá-lo para otimizar seu gerenciamento de armazém. Confira.

Como Aplicar o ROI Para Cadeia de Suprimentos?

Como você viu, o ROI para cadeia de suprimentos é um método extremamente importante no gerenciamento de armazém.

O ROI, como indicador financeiro, ajuda a mensurar se o investimento que a empresa colocou num determinado mês valeu a pena com relação aos resultados obtidos. Ou seja, com o cálculo você consegue traçar novas metas ou continuar com sua estratégia de sucesso.

Qualquer empresa precisa de um bom planejamento, que englobe as metas, riscos e avaliação dos resultados. Não é diferente para fazer o ROI para cadeia de suprimentos.

A fórmula do ROI é:

ROI = (Lucro obtido – Investimento) / Investimento x 100

Basicamente, o gestor irá considerar o lucro obtido naquela cadeia de produção específica e subtrair com o investimento que foi colocado no início dela.

Esse investimento, por sua vez, é o valor de custo, ou seja, qual o valor financeiro que a empresa utilizou para adquirir itens, comprar matéria prima, produtos etc. e também outros custos fixos, como salários dos funcionários, manutenção dos equipamentos, aluguel, e tudo o que foi preciso para que a cadeia funcionasse.

Depois, o resultado dessa subtração é dividido pelo mesmo valor de investimento, e multiplicado por 100 para obter a porcentagem do ROI para cadeia de suprimentos.

Como avaliar o ROI para cadeia de suprimentos?

Depois desse cálculo, o gestor consegue saber se o investimento valeu ou não a pena. Se o ROI for positivo, a estratégia do gerenciamento de armazém funcionou. Se, por outro lado, o resultado foi um ROI negativo, é hora de repensar o planejamento, eliminar erros e traçar novas metas para a próxima cadeia de suprimentos.

O ROI para cadeia de suprimentos pode ser feito tanto antes, quanto depois do início do investimento. Normalmente, os gestores fazem o cálculo com lucros projetados, baseados em indicadores anteriores, para ver se vale ou não a pena investir em coisas novas, como máquinas, estruturas etc.

E não existe uma porcentagem de ROI para cadeia de suprimentos ideal, isso vai depender do tamanho da empresa, do segmento e do tipo de investimento que ela faz. Algumas têm despesas maiores de produção, o que vai diminuir o ROI, mas não significa que ele não é positivo. É preciso avaliar cada empreendimento de forma individual.

Como Otimizar o ROI Para Cadeia de Suprimentos?

Para otimizar o ROI para cadeia de suprimentos da sua empresa, é necessário fazer investimentos que são cruciais para a melhora dos seus processos de gerenciamento de armazém.

Se o ROI não foi positivo, significa que algo precisa ser mudado, e, geralmente, trata-se da falta de alguma coisa dentro das etapas de produção da sua empresa.

Por exemplo, uma das maneiras de otimizar seu ROI para cadeia de suprimentos é investir em tecnologia. Já pensou em fazer a implementação de um Sistema de Gerenciamento de Armazém?

O WMS (Warehouse Management System) é um software de logística que pode ser aplicado no seu armazém ou centro de distribuição. Esse sistema de gerenciamento de armazém faz a integração de processos, automatiza tarefas e garante muito mais produtividade, minimização de erros e otimização de toda a cadeia de suprimentos da empresa.

Com certeza é um investimento que vai trazer a otimização que seu negócio precisava, consequentemente, melhorando seu ROI para cadeia de suprimentos. Além dele, outros serviços de armazém podem ser cruciais para garantir a qualidade dos seus processos.

 

Outras Postagens

Soluções em Logística | Conheça os Serviços da Codepe

Soluções em Logística | Conheça os Serviços da Codepe

Conheça a Codepe e Nossas Soluções em Logística A Codepe é uma empresa de Locação de Galpão Logístico e Serviços de Armazém, localizada em Cariacica, no estado do Espírito Santo. Nosso compromisso é oferecer sempre o melhor em soluções em logística para as empresas....

ler mais