Práticas de Operação Logística | Conheça as 5 mais eficazes

out 15, 2021

Entenda a Importância das Melhores Práticas de Operação Logística

A logística de uma empresa consiste em toda e qualquer prática implementada na administração dos recursos e das informações de modo a organizar suas atividades, tais como: obtenção de matéria-prima, produção, distribuição, transporte, entre tantas outras ações.

Com o desenvolvimento tecnológico e instrumental tão acentuado nas últimas décadas, cada vez mais, os empreendimentos precisam se destacar neste quesito, uma vez que a operação logística interfere, inclusive, na experiência da empresa com o seu nicho de mercado.

Veja um exemplo prático: a Amazon desenvolveu um esquema de entrega de produtos que promete ser um dos mais rápidos, com promessa de chegada em até 5 dias úteis. Para tanto, foi desenvolvida toda uma estratégia de marketing, voltada à captação de clientes prime, por exemplo, e de logística, com um esquema híbrido de entregas que utiliza os Correios e algumas empresas terceirizadas.

Na verdade, esse planejamento estratégico influencia positivamente na experiência do cliente, que opta por comprar pela Amazon ao invés de adquirir aquele item em lojas físicas, nas quais, inclusive, ele poderia sair com o produto na mesma hora. Ou seja, a operação logística da empresa faz toda a diferença.

Além de pensar a logística de transporte dos bens, é necessário, ainda, planejar meticulosamente a armazenagem desses produtos, considerando-se fatores como: localização estratégica para deslocamento, segurança e estrutura física do local. 

Conheça, agora, as 5 melhores práticas de operação logística, incluindo-se, até mesmo, a importância de escolher um local moderno e equipado de armazenagem, como o oferecido pela Codepe – Condomínio Logístico, Locação de Galpão Logístico e Serviços de Armazém.

As Melhores Práticas de Operação Logística

Invista em tecnologia para otimizar a rotina da sua empresa

Você já ouviu falar de softwares para logística? Esses programas servem para otimizar a rotina da sua empresa e compor um planejamento estratégico moderno e eficaz. A seguir, apresentaremos dois exemplos de softwares que tornam a operação logística do seu empreendimento mais assertiva.

TMS (Sistemas de Gestão de Transportes)

TMS é uma sigla em inglês que significa Transportation Management System, ou seja, Sistema de Gestão de Transportes. Esse software é muito utilizado tanto em empresas que apresentam frota própria quanto em empresas que terceirizam o serviço. Com ele, é possível efetuar o controle da frota, emitir documentos e notas, fazer auditoria de frete, entre outros benefícios.

WMS (Sistemas de Gestão de Armazéns)

WMS é uma sigla, também em inglês, referente à gestão e ao armazenamento de estoques. Com esse sistema, é possível facilitar as operações em um armazém, uma vez que ele apresenta funcionalidades, tais como recebimento de mercadorias, controle de entrada e saída, bem como expedição dos pedidos dos clientes. É muito utilizado, também, para fazer a gestão de fluxo de mercadorias e efetuar o inventário de materiais. 

Invista em Análise de Dados para Interpretar as Demandas da Empresa

Dentre as melhores práticas de operação logística, a Análise de Dados ganha destaque. Esse método também está atrelado ao item anterior, de investimento em tecnologia. A Ciência de Dados, de fato, é uma área em ascensão imprescindível para a tomada de decisões estratégicas em um empreendimento.

Por meio dela, é possível organizar informações de diversas naturezas a fim de interpretá-las. Esses dados podem ser o perfil social mais relevante de clientes de uma empresa, dados referentes às mercadorias, entre outros pontos.

Veja o exemplo: uma empresa do ramo fitness, que produz, especificamente, barrinhas de proteína pode mapear os sabores que são mais vendidos para intensificar a sua produção. Afinal, antes de transportar o produto até o destino final, é preciso que ele seja produzido e que ele se disponha em quantidade suficiente conforme as demandas.

Os dados também podem servir como indicadores de performance durante o processo de transporte dos produtos. Com eles, é possível identificar, por exemplo, a quantidade de entregas bem sucedidas e de devoluções decorrentes de avarias. Assim, pode-se interpretar por qual motivo essas avarias se deram para solucionar o problema.

Implemente Práticas de Monitoramento de Transporte 

É imprescindível que, ao buscar pelas melhores práticas, a operação logística de uma empresa engloba o monitoramento de transporte. Podem-se usar, por exemplo, sistemas de GPS, em softwares ou aplicativos, para efetuar o controle de rota e oferecer, ao cliente, a possibilidade de saber, em tempo real, o status da mercadoria.

Esse monitoramento, além disso, pode incluir o planejamento da rota em si, considerando-se aspectos como: localização, gastos com combustível, quantidade de pedágios, segurança das rotas escolhidas, entre outros fatores.

Os sistemas de GPS também permitem calcular rotas para implementar uma prática denominada roteirização de entregas, na qual um mesmo veículo efetua entrega em pontos diferentes a fim de aproveitar melhor o deslocamento e aproveitar, ao máximo, os gastos com gasolina e pedágios. 

Invista na Preparação da Sua Equipe para Alinhar os Processos

É sabido que a produção em larga escala, a armazenagem e a distribuição dos produtos requerem processos específicos a serem cumpridos meticulosamente. Para tanto, os funcionários da sua empresa precisam e devem estar preparados para efetuar suas atividades com o máximo de eficiência e otimização.

Você pode, por exemplo, investir em encontros mensais para apresentar os pontos positivos e alinhar as questões negativas identificadas entre a equipe de produção. Com relação à armazenagem e ao transporte, o mesmo deve ser efetuado. 

Pode-se, ainda, criar uma rede de treinamento liderada pelos profissionais com melhor rendimento e/ou com mais tempo de experiência para alinhar os processos com os demais, conforme as necessidades da empresa.

Invista em Galpões Alugados no Planejamento Estratégico da Sua Empresa

Hodiernamente, muitas empresas não dispõem de um espaço de armazenamento, simplesmente, porque tal estrutura não lhes é viável. Um pátio próprio para servir como armazém acarretaria custos com construção de galpões, planejamento infraestrutural e contratação de profissionais de segurança, por exemplo.

Além disso, nem sempre, a empresa se encontra em um ponto estratégico para o transporte das mercadorias. Por isso, investir no aluguel de galpões, como os oferecidos pela Codepe – Condomínio Logístico, Locação de Galpão Logístico e Serviços de Armazém, é uma excelente alternativa.

Na verdade, uma das melhores práticas para a operação logística refere-se à armazenagem correta dos produtos em locais considerados centrais, próximos das principais rodovias interestaduais e intermunicipais. Assim, é possível efetuar a distribuição dos itens com o melhor custo-benefício.

Os galpões e armazéns alugados com a Codepe – Condomínio Logístico, ainda, disponibilizam estrutura propícia, com tecnologia de ponta e segurança em tempo integral. Dessa forma, pode-se planejar as outras etapas da operação logística com maior tranquilidade, uma vez que o armazenamento já não será mais uma preocupação.

Codepe – Condomínio Logístico, Locação de Galpão Logístico e Serviços de Armazém

Como você pôde perceber, as melhores práticas de operação logística englobam: implementação de tecnologias, planejamento das demandas, preparação da equipe, busca por locais de armazenamento e, por fim, monitoramento do transporte. 

Todas essas atividades são essenciais para o seu empreendimento, de modo que o consumidor final tenha a melhor experiência com o seu produto. Assim, as melhores práticas de operação logística convertem-se em maior lucratividade para o seu negócio.

A Codepe – Condomínio Logístico, Locação de Galpão Logístico e Serviços de Armazém oferece pátios logísticos localizados em Cariacica, Espírito Santo. Nossas estruturas para locação de galpão e serviços de armazém encontram-se em um ponto privilegiado, próximo às principais rodovias, portos e ferrovias. 

Na locação de galpões e serviços de armazém da Codepe, é possível desfrutar de infraestrutura moderna, boa localização, segurança, entre outros benefícios. Acesse o nosso site e faça um orçamento!

Outras Postagens

Galpão Logístico | O Que é Preciso Saber Antes de Alugar?

Galpão Logístico | O Que é Preciso Saber Antes de Alugar?

Está Pensando em Alugar um Galpão Logístico?  As empresas que trabalham com operações logísticas sabem que ter um espaço adequado para suas atividades é essencial. Se você quer começar ou melhorar os processos de armazenagem e distribuição da sua empresa, é preciso...

ler mais
Sistema de Gerenciamento de Armazém | Veja as Vantagens

Sistema de Gerenciamento de Armazém | Veja as Vantagens

Conheça o Sistema de Gerenciamento de Armazém Já ouviu falar de sistemas tecnológicos que auxiliam na gestão? Empresas que gerenciam armazéns, transportadoras ou centros de distribuição podem contar com um software de logística muito eficiente nessas tarefas, chamado...

ler mais
Estufagem e Desova de Containers | Conheça o Processo

Estufagem e Desova de Containers | Conheça o Processo

O que é a Estufagem e Desova de Containers? Os processos de estufagem e desova de containers são medidas preventivas essenciais nos setores de transporte de mercadorias. Esses serviços garantem a segurança dos materiais que ficam dentro do container.  A desova é o...

ler mais