Contrato Built to Suit – Veja os benefícios

Sistema de Gerenciamento de Armazém | Entenda como pode melhorar a gestão logística

maio 15, 2021

O que é um Sistema de Gerenciamento de Armazém?

Sistema de Gerenciamento de Armazém, também chamado de WMS (Warehouse Management System), é um serviço de gestão de procedimentos logísticos que ocorrem em armazéns, transportadoras ou centros de distribuição.

Esse serviço de gerenciamento de armazém consiste na administração de fluxos de entregas, recebimentos, armazenagem, separação e expedição de mercadorias, e é controlado por meio de tecnologias e softwares de WMS, que gerenciam todas as movimentações e operações internas necessárias.

Atualmente existem inúmeras tecnologias que auxiliam na gestão de empresas e fornecem uma maior facilidade nas operações, a partir da automatização de processos, o que melhora a produtividade e otimiza o serviço. É o caso do WMS.

O software de WMS pode atuar como uma ferramenta autônoma, para processos mais simples do Sistema de Gerenciamento de Armazém, ou junto a um sistema ERP (Sistema integrado de gestão empresarial) em uma empresa de soluções logísticas no ES.

Essas plataformas inteligentes conseguem automatizar os processos do serviço de gerenciamento de armazém, elaborar dados, encaminhar pedidos, rastrear mercadorias, enfim, auxiliar nas movimentações, desde a entrada até a saída.

 

Como funciona o serviço de gerenciamento de armazém?

O Sistema de Gerenciamento de Armazém consiste em um software, o WMS, integrado ao ERP. Dessa forma, a gestão dos armazéns e centros de distribuição podem ser automatizadas, gerando uma maior otimização do serviço.

O serviço de gerenciamento de armazém oferece diversas funções para melhorar a logística, como por exemplo, planejamento e alocação de recursos, serviços de portaria, recebimento de mercadoria, inspeção e controle de qualidade, estocagem, transferências, envio, armazenamento, controle de carga e emissão de relatórios.

Dessa maneira, o Sistema de Gerenciamento de Armazém começa na entrada da mercadoria no centro. O software registra essa entrada com documentos como nota fiscal, registro de pedidos, entre outras informações e classificações necessárias para a identificação dos itens.

Em seguida, essa mercadoria vai para o armazenamento e é possível fazer o estoque de forma mais rápida e prática usando as informações estipuladas no Sistema de Gerenciamento de Armazém.

A separação e expedição das mercadorias também é feito pelo serviço de gerenciamento de armazém. O WMS faz a identificação e separação de acordo com lote, validade, métodos FIFO/LIFO, tipo de SKU, entre outros dados importantes da logística. Automatizando esse processo, é possível ter muito mais agilidade para entregar os produtos aos clientes, minimizando ainda erros e aumentando a produtividade.

Com o Sistema de Gerenciamento de Armazém, ainda é possível fazer a manutenção da rotina da linha de produção, prevendo o abastecimento de insumos para evitar pausas. O WMS também é capaz de listar itens para conferencia manual através de identificadores.

O processo de transferências entre unidades e o controle de veículos de entrega e coleta também ficam bem mais simplificados com o uso do Sistema de Gerenciamento de Armazém, evitando erros.

Por fim, o serviço de gerenciamento de armazém faz uma rápida elaboração e emissão de relatórios gerenciais, que servem para avaliar os procedimentos como um todo, tomar decisões e medir resultados.

 

Vantagens do Sistema de Gerenciamento de Armazém

Um software de Sistema de Gerenciamento de Armazém proporciona uma série de vantagens dentro de uma empresa de soluções logísticas no ES. A partir de um bom planejamento e uso de equipamentos eficientes, é possível ter uma melhor rotina, inclusive contribuindo para uma maior produtividade e orientação da equipe, satisfação do cliente e aumento da competitividade no mercado.

 

Redução de gastos

Através de um Sistema de Gerenciamento de Armazém é possível reduzir e controlar gastos e custos de forma muito efetiva.

Como o controle fica mais assertivo, existe uma considerável minimização de erros e falhas humanas que podem levar a perda de estoque ou outros problemas que geram gastos extras.

É possível fazer controle de todos os dados e informações sobre os itens, portanto a identificação das mercadorias fica bem mais simples e o evita problemas.

 

Maior controle de todos os processos

Como mencionado, o Sistema de Gerenciamento de Armazém oferece controle automatizado de praticamente todas as operações logísticas. Desde a entrada, passando pelo armazenamento, inspeção, transferências, até a expedição e emissão de relatórios de gestão.

 

Minimização de erros

Processos manuais acabam gerando muitas falhas e erros não intencionais. Já com a automatização do serviço de gerenciamento de armazém, é possível minimizar consideravelmente os erros e a necessidade de refazer trabalhos.

 

Satisfação do cliente

O serviço de gerenciamento de armazém acaba sendo bem mais rápido com o uso de WMS, e consequentemente as entregas, o que gera uma maior satisfação dos clientes que recebem seus produtos em pouco tempo.

 

Otimização do espaço

Com o Sistema de Gerenciamento de Armazém, é possível melhorar o armazenamento, pois a alocação das mercadorias passa a ficar mais organizada e separada de forma correta, o que contribui para um melhor uso do espaço físico.

 

Otimização do tempo e amento da produtividade

Automatizar os processos otimiza o tempo de serviço. O tempo que antes era gasto com as atividades manuais é aproveitado com outras funções e gera maior produtividade da equipe, agilizando os trabalhos no armazém.

Outras Postagens