10 Ferramentas digitais para gestão logística | Conheça

set 1, 2021

O que são ferramentas digitais para a gestão logística?

Logística é o processo de planejar e executar de maneira eficiente o transporte e o armazenamento de mercadorias e/ou matérias-primas, desde a sua origem até seu ponto de consumo. O intuito é atender aos requisitos do cliente de maneira estratégica, fácil, rápida e econômica. É dessa maneira que funciona a gestão logística Codepe.  

E, atualmente, com o alto índice de consumos pela internet, a logística tornou-se um marco para o desenvolvimento desses sistemas de vendas. Com esse crescimento, os processos logísticos precisaram se aperfeiçoar para acompanhar a requisição do mercado. 

Por isso, a gestão logística Codepe utiliza a tecnologia por meio de ferramentas digitais que podem ser úteis na tarefa de melhorar a rotina das operações. De fato, não é mais novidade para ninguém que a tecnologia da informação vem se aprimorando para oferecer às pessoas uma experiência de compra e vendas de excelência. 

Por meio de softwares de gestão e dispositivos eletrônicos, a tecnologia da informação se transformou em uma das mais eficientes ferramentas de otimização de processos nas empresas. Isso, principalmente, nas ferramentas digitais para a gestão logística, pois elas auxiliam em grande parte dos recursos necessários para o bom aproveitamento das informações, organização e otimização dos mais diversos setores.

10 ferramentas digitais para a gestão logística que podem auxiliar o seu processo.

  1. Softwares ou apps de rastreamento

Antigamente, as pessoas realizavam uma compra no shopping, por exemplo, e já tinham o produto em mãos. Hoje em dia, a facilidade da compra faz com que as pessoas queiram, também, que o produto chegue na mesma hora e no local desejado. Porém, não é bem assim que funciona. 

Na maioria dos casos, os softwares são uma das ferramentas digitais para a gestão logística que conseguem driblar esse tempo de espera. Isso porque eles oferecem a possibilidade de ocliente acompanhar todo o processo de entrega. 

Tal facilidade se deve a recursos tecnológicos que catalogam e monitoram o produto por todos os locais por onde ele passa. Esse recurso otimiza e organiza o trabalho das empresas, bem como o relacionamento com o cliente e sua satisfação, pois, eles conseguem ter informações em tempo real sobre seu produto.

  1. Ferramentas digitais para a gestão logística do estoque:

O controle de armazenamento dos produtos e/ou matérias-primas envolve diretamente o setor logístico, que precisa ter um controle sobre o seu estoque, bem como saber se as mercadorias precisam ser repostas ou se estão em excesso. Dessa maneira, é possível se planejar para novas compras ou, até mesmo, organizar o que precisa ter mais saída.

  1. Ferramentas digitais para a gestão logística de informações e dados

Este é um software de alto desempenho, pois é capaz de integrar informações de diferentes setores da empresa e, também, dos fornecedores, criando um banco de dados efetivo para planejar e controlar as mercadorias.

  • Softwares de gestão de relacionamento com o cliente

Uma ferramenta digital indispensável para a gestão logística são os softwares que fazem a gestão de relacionamento com o cliente. 

Esta é uma das etapas principais no processo de gestão logística Codepe para, por exemplo, capturar e armazenar informações relativas às relações que a empresa tem com o cliente. Assim, é possível criar um banco de dados. Essas informações são utilizadas como uma maneira eficiente de antever demandas e necessidades dos consumidores, de forma que a empresa possa se antecipar nas soluções e atender às expectativas deles.

  • Ferramentas digitais para a gestão logística dos transportes

Neste setor, é muito importante ter um sistema que auxilie no controle de informações relacionadas a fretes, entregas, eficiência dos motoristas e dos veículos, roteiros de viagens, rastreamento das mercadorias e, até, emissão de documentos fiscais de cargas.

  1. Sistema de Administração de Armazém

É uma das ferramentas digitais para a gestão logística que administra armazéns e engloba os departamentos de recebimento, separação, armazenagem e expedição de produtos. É um dos sistemas aplicados na Codepe Locação de Galpão Logístico e Serviços de Armazém no ES.

  • Marketplace de cargas

Pensando no modelo de negócios que acontece atualmente, em que toda a compra é realizada a um clique e a concorrência é gigante, é necessário ter, entre as ferramentas digitais para a gestão logística, um marketplace de cargas, uma plataforma que reúne vários prestadores de serviço em um só ambiente, um local que conecta ofertas e demandas de maneira prática.

  • Registo de anotações e imagens

Nesta área, a Codepe, Locação de Galpão Logístico e Serviços de Armazém no ES, também acredita ser importante possuir registo de anotações e imagens para que se tenha um controle das demandas e se possa oferecer uma garantia a quem faz a logística, portanto, é sempre necessário o auxílio de uma plataforma que registre tais documentos. 

  • App de contratação de motoristas autônomos

Uma das ferramentas digitais para a gestão logística que podem auxiliar são os app de contratação de motoristas autônomos, que facilitam, para o gestor da área, a busca por transportadores. Com tal implementação, também se consegue escolher possíveis prestadores de serviço, levando em conta preços praticados e avaliação de outros contratantes.

  1.  Ferramenta da escaneamento de documentos

Para garantir ainda mais comodidade e facilidade, a Gestão logística Codepe acredita ser fundamental uma ferramenta que possibilite o escaneamento de documentos. Desse modo, fica mais fácil realizar cadastros, garantir a segurança da entrega e enviar notas fiscais. 

Gestão logística Codepe

Já que estamos falando das ferramentas digitais para a gestão logística, é importante saber que o Sistema de Gerenciamento de Armazém da Gestão logística Codepe consiste em um software, o WMS. Nele, acontece a gestão dos armazéns e centros de distribuição, um conceito automatizado que facilita os serviços, pois permite acompanhar a mercadoria da origem até a sua entrega. 

A Codepe Locação de Galpão Logístico e Serviços de Armazém no ES trabalha com ferramentas de otimização por meio de tecnologias de ponta, o que promove a excelência dos seus serviços. Com mais de 40 anos de mercado, a Codepe Locação de Galpão Logístico e Serviços de Armazém no ES oferece logística empresarial personalizada. 

Uma empresa com tecnologia e infraestrutura que disponibiliza o melhor serviço logístico para Cariacica e toda a região metropolitana do Espírito Santo.

Outras Postagens

Galpão Logístico | O Que é Preciso Saber Antes de Alugar?

Galpão Logístico | O Que é Preciso Saber Antes de Alugar?

Está Pensando em Alugar um Galpão Logístico?  As empresas que trabalham com operações logísticas sabem que ter um espaço adequado para suas atividades é essencial. Se você quer começar ou melhorar os processos de armazenagem e distribuição da sua empresa, é preciso...

ler mais
Sistema de Gerenciamento de Armazém | Veja as Vantagens

Sistema de Gerenciamento de Armazém | Veja as Vantagens

Conheça o Sistema de Gerenciamento de Armazém Já ouviu falar de sistemas tecnológicos que auxiliam na gestão? Empresas que gerenciam armazéns, transportadoras ou centros de distribuição podem contar com um software de logística muito eficiente nessas tarefas, chamado...

ler mais
Estufagem e Desova de Containers | Conheça o Processo

Estufagem e Desova de Containers | Conheça o Processo

O que é a Estufagem e Desova de Containers? Os processos de estufagem e desova de containers são medidas preventivas essenciais nos setores de transporte de mercadorias. Esses serviços garantem a segurança dos materiais que ficam dentro do container.  A desova é o...

ler mais