Conheça os principais sistemas de gestão logística para 2022

set 15, 2021

Confira as melhores soluções logísticas inteligentes

Atualmente, a tecnologia se tornou uma verdadeira aliada nos negócios. Cada vez mais, soluções logísticas inteligentes surgem para proporcionar economia de tempo e custos, bem como promover agilidade e produtividade às empresas.

Nesse sentido, o avanço tecnológico propicia novidades todos os anos para os mais diversos setores do mercado, não sendo diferente na gestão logística. Os sistemas de gestão logística otimizam o trabalho dos gestores, contribuem para a melhoria das operações de transporte, armazenamento, controle de estoque, processamento de pedidos, entre outras atividades.

Mais do que um diferencial, adaptar-se aos avanços tecnológicos é essencial para se manter no mercado. Isso porque, a cada ano que passa, os clientes passam a ficar ainda mais exigentes quanto à rapidez, aos preços e, é claro, à qualidade. Por isso, é fundamental ficar atento às tendências em gestão logística. Confira, agora, as novidades em soluções logísticas inteligentes que vão, com certeza, estar presentes no mercado em 2022.

Tendências em gestão logística para 2022

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial já está presente em várias atividades e as soluções só crescem a cada ano, tendo uma grande expectativa para 2022. 

As soluções em AI podem ser úteis na gestão logística para otimizar várias atividades, como gestão de estoque, separação de produtos, planejamento de rotas, entre outras. O objetivo é tornar as tarefas que são repetitivas e pesadas, automatizadas, a partir da configuração de comandos.

Dispositivos vestíveis

Chamados de Wearbles, os dispositivos vestíveis são tecnologias que as pessoas podem vestir como peças comuns, como relógios, pulseiras e óculos.

No caso, esses acessórios são tecnológicos, como os relógios inteligentes, que, na gestão logística, tornam-se muito úteis para os funcionários acessarem, inserirem e armazenarem informações e dados úteis para sua rotina. Também funcionam como scanners de código de barras para automação, leitores para separação de pedidos, rastreamento de ativos e registro de visitantes, por exemplo. 

O objetivo dos wearbles na gestão logística é, justamente, ter as mãos livres para desempenhar as demais funções no galpão, mas ter acesso rápido e simplificado a todas as informações necessárias.

Entrega por drone

A tecnologia de entrega por drone foi uma das maiores novidades dos últimos anos, especialmente, quando a Amazon apresentou um modelo de frete em 2019 que realizava entregas em um raio de até 24 km.

Isso ainda está sendo muito debatido e testado, mas até mesmo no Brasil já existem empresas experimentando essa função que otimiza a gestão logística. A expectativa é que, nos próximos anos, isso seja uma realidade concreta, então é fundamental ficar atento!

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas é uma tendência que visa à conexão digital de objetos da nossa rotina com a internet. Já ouviu falar em geladeiras que se conectam à internet? Pois bem, esse é um exemplo de IoT.

Na gestão logística, a Internet das Coisas permite organizar, armazenar, supervisionar cargas, desligar e ligar luzes, controlar a temperatura de ambientes, tudo de forma automatizada, sem intervenção direta humana.  

Blockchain

Blockchain é um sistema que permite acesso a um banco de dados para rastrear o envio e o recebimento de informações pela internet. É como um agrupamento de registros, disponíveis de forma universal, permanentemente e à prova de violação.

O mercado financeiro já usa a tecnologia do Blockchain há algum tempo, com as criptomoedas, e os demais mercados vêm se beneficiando muito com essa possibilidade. Na gestão logística, isso garante entregas mais seguras, que podem ser rastreadas por todas as partes envolvidas, inclusive, os clientes, sem possibilidade de alteração.

 Como se adaptar às novas soluções de gestão logística?

Com o passar do tempo, as empresas percebem que precisam se reinventar para continuarem estáveis no mercado. A cada ano que passa, novas tecnologias surgem e evoluem. É papel dos gestores, então, buscar maneiras de se adaptar a essas novas realidades. Sabemos que nada acontece do dia para a noite, portanto, o caminho é inserir pouco a pouco essas soluções logísticas inteligentes, realizando testes, treinamentos e se dedicando ao máximo! 

As empresas já estão experimentando algumas mudanças significativas relacionadas à tecnologia, como é o caso do crescimento dos e-commerce. É fato que as pessoas passaram a comprar muito mais pela internet, o que provocou a inserção de estabelecimentos e empresas que ainda não estavam na esfera virtual. Quem já estava presente no ambiente cibernético, por outro lado, buscou investir em ferramentas tecnológicas para aprimorar a experiência do cliente. 

Por isso, a gestão logística é essencial para esse comércio em especial. Os clientes estão mais exigentes quanto a preços e entrega, ou seja, procurar por soluções tecnológicas de gestão logística contribui para mais agilidade, produtividade e redução de custos. 

A Codepe, empresa de locação de galpão logístico e serviços de armazém em Vitória – ES, está sempre atenta às inovações tecnológicas. Estamos preparados para receber a sua empresa, com o máximo de suporte em suas operações, e dispostos a trazer as melhores novidades para auxiliar nos seus processos de gestão logística!

Outras Postagens

Galpão Logístico | O Que é Preciso Saber Antes de Alugar?

Galpão Logístico | O Que é Preciso Saber Antes de Alugar?

Está Pensando em Alugar um Galpão Logístico?  As empresas que trabalham com operações logísticas sabem que ter um espaço adequado para suas atividades é essencial. Se você quer começar ou melhorar os processos de armazenagem e distribuição da sua empresa, é preciso...

ler mais
Sistema de Gerenciamento de Armazém | Veja as Vantagens

Sistema de Gerenciamento de Armazém | Veja as Vantagens

Conheça o Sistema de Gerenciamento de Armazém Já ouviu falar de sistemas tecnológicos que auxiliam na gestão? Empresas que gerenciam armazéns, transportadoras ou centros de distribuição podem contar com um software de logística muito eficiente nessas tarefas, chamado...

ler mais
Estufagem e Desova de Containers | Conheça o Processo

Estufagem e Desova de Containers | Conheça o Processo

O que é a Estufagem e Desova de Containers? Os processos de estufagem e desova de containers são medidas preventivas essenciais nos setores de transporte de mercadorias. Esses serviços garantem a segurança dos materiais que ficam dentro do container.  A desova é o...

ler mais