Como a Logística Integrada Pode ser Aplicada nas Empresas?

Como a Logística Integrada Pode ser Aplicada nas Empresas?

jul 15, 2021

Conheça os benefícios da logística integrada para a sua empresa

Com o avanço da tecnologia e o crescimento do mercado, os processos logísticos vêm sofrendo muitas alterações. Para que as empresas continuem obtendo destaque frente à sua concorrência, é imprescindível que ela busque otimizar os seus processos internos investindo em soluções em logística, a fim de que, cada vez mais, as demandas sejam ágeis, baratas, e é claro, de alta qualidade. Desse modo, a logística integrada tem a finalidade de melhorar a comunicação entre os parceiros e departamentos das empresas utilizando-se da tecnologia, para que se tenha soluções mais amplas, inteligentes e um bom andamento nas suas operações.

No blog de hoje, vamos descobrir o que significa logística integrada, como ela funciona e quais são os seus benefícios no momento de contratar uma empresa desse ramo. Confira!

O que é logística integrada?

A logística integrada se dá pela necessidade de cada empresa conseguir abastecer de forma estratégica os seus pontos a fim de alcançar bons resultados, ou seja, ela diz respeito ao envolvimento de uma boa administração da área de compra, processo produtivo, coleta, distribuição para que se tenha uma organização que esteja ligada desde o transporte até o gerenciamento do estoque.

Desse modo, a logística integrada é executada de duas maneiras: através do fluxo de materiais, que envolve a circulação de mercadorias entre distribuidores, fornecedores e clientes; e através do fluxo de informações, que diz respeito ao andamento da entrega, onde se rastreia o pedido etc.

Esses termos tem a finalidade de ser instrumentos que ajudem a realizar um bom sistema de gestão e soluções de logística para que todos os envolvidos tenham acesso a informações relevantes de cada etapa de produção e entrega do pedido. Portanto, como o próprio nome já diz a logística integrada surge com o intuito de promover mais interatividade entre os setores, desde a sua origem até a entrega da mercadoria ao consumidor final, a fim de que todo o processo seja eficiente e ágil onde se tenha controle maior de todos os processos.

Como a logística integrada é desenvolvida nas empresas na prática?

Na prática, a logística integrada é o ponto mais importante a ser desenvolvido nas empresas, pois se trata de organização e comunicação entre todos os setores para que seja efetuado um serviço eficiente de ambas as partes.

As estratégias em soluções em logística funcionam como um processo de comunicação e informação que precisam ser compartilhadas para que toda decisão tomada seja precisa. De modo bem prático, as soluções em logística são realizadas nas empresas em 3 fases: gerenciamento de materiais, fluxo de insumos e escoamento e distribuição.

Gerenciamento de materiais

O gerenciamento funciona como o fluxo de materiais, ou seja, relaciona-se diretamente com a maneira com que é feito a administração e controle de entrada e saída de materiais e evitar desperdícios. Esse setor da logística integrada solicita a habilidade de negociar e providenciar meios de transporte que sejam eficientes para entregar a mercadoria ao consumidor final com eficiência.

Fluxo de insumos

O fluxo de insumos diz respeito à circulação das matérias-primas, sendo assim esse setor consegue desenvolver o controle das perdas de materiais, e evita-se com que haja a falta de algum item, e é o responsável por acelerar a linha de produção para que não ocorra quaisquer atrasos no processo de deslocamento dos materiais.

Escoamento e distribuição

O escoamento também é conhecido por ser a etapa final do processo que é o transporte e distribuição. Nessa categoria de finalização, os profissionais são responsáveis em entregar o produto ao consumidor final ou aos pontos de distribuição nos moldes exigidos pela empresa.

Principais benefícios da efetividade da logística integrada?

Como já mencionado, as soluções em logística visa realizar um processo de comunicação e organização a fim de ter um fluxo logístico dentro da empresa para que as etapas desde a origem da matéria até a sua entrega sejam feitas de maneira adequada.

Por isso, a logística integrada oferecer as seguintes vantagens para as empresas:

  • Rapidez e agilidade da área de produção;
  • Sistematização dos processos;
  • Melhoria no processo de informação e tomada de decisão;
  • Diminuição de custos dos processos logísticos;
  • Diminuição de desperdícios dos materiais;
  • Ordenação de tempo de movimentação de itens;
  • Disposição e coordenação de todos os processos;
  • Organização eficaz e inteligente.
  • Reduz custos operacionais;
  • Aumenta a lucratividade;
  • Satisfaz o cliente;
  • Gera uma vantagem em relação ao seu concorrente;
  • Diminui os riscos;
  • Otimiza a gestão.

Como relacionar o uso de logística integrada com o condomínio logístico?

O condomínio logístico são estruturas complexas de galpões que têm o objetivo de viabilizar as operações logísticas, desse modo ele é muito utilizado como solução em armazenagem e movimentação de cargas.

Sendo assim muitas empresas estão migrando dos galpões de rua para o uso de condomínio logístico e ao optar por incrementar as estratégias da sua empresa com o uso de logística integrada você se destaca em seu ramo, pelo fato de que além de obter sucesso na parte da localização todos os setores terão uma comunicação integrativa, ou seja, todos saberão de todos os processos.

Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco da CODEPE e adquira já o seu condomínio logístico e comece a inserir a logística integrada em sua empresa e ganhe tempo e otimize o seu negócio.

Outras Postagens

Vantagens de um Condomínio Logístico

Vantagens de um Condomínio Logístico

O condomínio logístico garante uma melhor infraestrutura e é localizado em pontos estratégicos para a distribuição das mercadorias As empresas precisam guardar suas mercadorias para espalhá-las por todo o Brasil. Mas não pode ser em qualquer lugar. Precisa ser em um...

ler mais