Logística Empresarial no Espírito Santo | Conheça as Vantagens

Logística Empresarial no Espírito Santo | Conheça as Vantagens

ago 1, 2021

Logística Empresarial no Espírito Santo | Conheça as Vantagens

Um dos serviços mais essenciais para o funcionamento de uma empresa é a logística. Entretanto, grande parte das empresas desconhece ou acaba negligenciando a importância deste serviço e acabam por perder tempo e dinheiro durante os processos. A logística empresarial por si só já é um serviço que precisa de uma boa parte do orçamento dos empreendimentos. Deste modo, é ideal que este orçamento seja aplicado de maneira correta para que ao invés de apenas gastar dinheiro, este serviço gere lucro para as empresas.

A logística empresarial no ES tem sido fundamental para empresários e empreendedores do estado. Visto o aumento da competitividade e os incentivos fiscais aplicados no Espírito Santo.

Para saber mais sobre este serviço, o que ele pode fazer pelo seu negócio e onde encontrar um especialista em logística empresarial no ES, continue lendo este artigo.

O que é logística empresarial?

A logística empresarial tem como finalidade organizar, comprar, distribuir e armazenar os produtos fornecidos e/ou produzidos pela empresa. Além disso, permite o transporte correto e o gerenciamento dos insumos utilizados na fabricação dos produtos.

Outro fator importante quando se trata de logística empresarial é que este serviço também tem a função de integrar os setores da empresa. Desta forma, proporcionando colaboração entre as áreas. Este setor dentro de uma empresa, tem a função de diminuir erros e evitar imprevistos no manuseio e entrega do produto desde a chegada a fábrica, até a entrega ao cliente final.

Para que a logística empresarial consiga transformar as atividades da sua empresa e aumentar sua lucratividade, é preciso torná-la prioridade. Quanto mais atenção for dedicada a essa área, maior será o retorno.

A logística empresarial também envolve estratégia, traçar planos e descobrir onde economizar, onde investir e o que eliminar da rotina. Analisando cada setor e aplicando os itens citados anteriormente, é possível ter o retorno do investimento no serviço.

Qual a importância da logística empresarial?

Quando se fala sobre esse assunto, muitas pessoas não sabem especificamente do que se trata ou sua real importância para o funcionamento de praticamente todos os setores da economia.

Não é preciso muito esforço para saber a funcionalidade da logística empresarial no mundo. Desde a antiguidade, a logística se faz presente nas operações, no armazenamento de comida, no transporte de alimentos, nas estratégias de conservação de produtos.

O câmbio de alimentos, remédios, ferramentas e especiarias entre os países desde a antiguidade também envolvia logística para acontecer. Poderia ser um tipo diferente de logística, mas ela se fazia presente. Na hora de calcular quanto tempo era preciso para levar os produtos de um lugar para outro, tempo de validade, gasto com transporte e lucratividade, tudo sempre envolveu a logística.

Durante as guerras, desastres naturais ou até mesmo agora, no presente, com a pandemia, podemos perceber a importância da logística na organização, transporte e armazenamento de remédios, insumos e vacinas. Todos estes produtos só chegam até seu destino final, com qualidade e segurança, graças a operações de logística empresarial extremamente sérias e coordenadas.

Já imaginou como produtos fabricados do outro lado do mundo chegariam ao Espírito Santo sem uma logística organizada? O mesmo vale para os produtos fabricados aqui, não há como obter qualidade sem planejamento e estratégias.

Com o aumento do incentivo fiscal e a diminuição dos impostos no estado, a logística empresarial no ES se tornou primordial para o sucesso e crescimento dos setores industrial, produtos, serviços e outros tantos.

Com o estado entre os cinco melhores em competitividade, a busca por empresas que façam logística empresarial no ES cresceu. Isso porque para aumentar a lucratividade do negócio, somente a isenção fiscal não é suficiente, é preciso organização e controle. Serviços que a logística empresarial presta com maestria.

Tipos de logística empresarial

A logística empresarial se subdivide em vários gêneros, conheça alguns deles e veja qual se encaixa melhor no seu empreendimento.

– Supply Chain: também conhecida como cadeia de suprimentos, são etapas que envolvem todo o ciclo de produção. Desde a escolha da matéria-prima, até a entrega do produto. Para cada produto fabricado, existe uma cadeia de suprimentos específica, umas mais complexas e outras nem tanto, isso varia de acordo com o que é produzido.

– Cross docking: em Português, cruzamento de docas tem como intuito evitar que os produtos fiquem armazenados. Deste modo, este método consiste em deixar o produto em movimento do momento em que sai da fábrica, até que chegue às mãos do consumidor final.

Dentro desta mesma modalidade, é possível fazer o armazenamento pelo menor tempo possível. Este é o caso das modalidades híbrida e de distribuição, quando somente uma parte da mercadoria fica estocada ou quando há o estoque somente até obter quantidade suficiente de produtos para transportar.

– Logística reversa: é pensada com o intuito de preservar o meio ambiente, desse modo, é feito um processo de reaproveitamento dos produtos e insumos. Ainda é envolvido o processo de coleta e reciclagem de mercadorias antigas e usadas, transformando-as em outros itens.

Vantagens da Logística empresarial

Para usufruir das vantagens da logística empresarial, é preciso que ela seja aplicada de forma correta. Com a alta competitividade do mercado atual e a busca por se estabelecer no mercado, a logística empresarial no ES tem se tornado essencial para os empresários do estado. Conheça agora as vantagens que este serviço pode oferecer ao seu negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

– Redução de gastos: com o planejamento estratégico e a avaliação de todos os setores da empresa, os custos desnecessários serão cortados, serviços que não recebiam atenção passarão a fluir melhor e assim, reduzindo custos.

– Agilidade: uma das vantagens da logística empresarial é a organização dos processos, com estes processos em ordem, todos os trâmites ficam mais ágeis. Desde o controle de entrada e saída de mercadorias, até o carregamento de caminhões.

– Maior lucratividade: como dito anteriormente, a implementação correta torna os processos mais eficazes, com isso diminuindo perdas de insumos e produtos. Deste modo, os lucros tendem a crescer. Nem só de caminhões e máquinas vive a logística, a aplicação de outras tecnologias e o uso de softwares, é possível otimizar todos os processos e aumentar significativamente os lucros da sua empresa.

Agora que você conhece um pouco mais sobre essa área tão importante para a indústria no geral, conheça as vantagens da logística empresarial e sua importância, na hora de contratar estes serviços, opte pela melhor empresa do Espírito Santo neste quesito.

Com mais de 40 anos de mercado, a Codepe oferece logística empresarial personalizada para seus clientes. Nossa tecnologia e infraestrutura possibilita que ofereçamos o melhor serviço de logística para nossos clientes de Cariacica e toda a região metropolitana do Espírito Santo.

Para quem deseja aumentar a lucratividade de sua empresa e organizar os seus processos, visite nosso site e solicite um orçamento.

Outras Postagens